Os Quatro Primeiros:

Hiram Shorey, Sylvester Schiele, Gustavus Loehr e Paul Harris

Quando foi sua Fundação?

– O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905 na cidade de Chicago – Estados Unidos da América do Norte. A primeira reunião foi realizada na sala 711 do Edifício Unity, na Rua Dearborn, 127 em Chicago, participando: Gustav Lechr, engenheiro civil (proprietário da sala); Paul Percy Harris, advogado (idealizador e fundador); Hiran Shorey, alfaiate e Silvestre Shiele, distribuidor de carvão.

O que é Rotary?
– Oficialmente é definido como uma organização internacional composta de homens e mulheres de negócios e de profissões diversificadas, que no mundo inteiro, prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa-vontade no mundo.

Quais seus Objetivos?
– Os objetivos do Rotary são fundamentados no estímulo e fomento ao ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
* Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
* Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
* Terceiro: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
* Quarta: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, de cooperação e de paz entre as nações.

O que é a Prova Quádrupla?
– A PROVA QUÁDRUPLA foi criada pelo rotariano HERBERT J. TAYLOR , em 1932, como um código de ética para ser obedecido por todos os empregados da Club Aluminum Company nas suas atividades dentro da empresa e profissionais. Ela tornou-se um referencial de ética em todas as relações da empresa.
Adotada pelo Rotary em 1943, as suas perguntas devem ser de conhecimento de todos os rotarianos e por eles obedecidas em qualquer situação de suas vidas:
1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Quais são os Três Níveis de Funcionamento?
– O Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e iguamente importantes: Clube, Distrito e RI.
No nível do clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais (chamados pelo anglicismo humanitário) na cidade.
Os clubes são reunidos em distritos, distribuídos geograficamente de modo a reunir cerca de 1000 rotarianos cada. Cada distrito é administrado por um governados distrital. A função do governador é estimular a convivência e o trabalho dos clubes. Os distritos promovem encontros anuais para treinamento, reciclagem de informações e congraçamento social.
O conjunto dos distritos rotários em todo o mundo forma o Rotary International, entidade coordenadora e normatizadora dos clubes.